Cuidados MATERNIDADE

Gravidez e gatos: É seguro ?

28 de novembro de 2017

Eu tenho 3 gatos de estimação e uma pergunta que muitos me fizeram era se é seguro conviver com os gatos durante a gestação.

De início já aviso que Fique tranquila!  Não precisamos ficar longe dos nossos gatos na gravidez, mas sim da caixinha de areia deles. Neste caso foi meu maridão quem fez todo o trabalho sujo durante os 9 meses.

Existe ainda o mito de que a toxoplasmose é a “doença do gato”, e esse pensamento equivocado é comum mesmo entre muitos médicos.

A toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. O contágio pela toxoplasmose durante o período de gestação pode causar aborto, má formação fetal, sequelas neurológicas e problemas oculares.

Os gatos podem transmitir a doença, mas para isso ocorrer eles  devem estar infectados. Isso ocorre ao comer roedores, passarinhos e outros animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, que é microscópio e pode ser ingerido pelo ser humano em algumas situações:

  • Após limpar a caixa de fezes do gato;
  • Comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.

O gato que fica dentro de casa, sem o hábito de caçar, pode não estar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue  no felino é suficiente para eliminar as dúvidas.

Como posso me proteger da Toxoplasmose?

Além das fezes dos gatos, a toxoplasmose pode estar presente em carnes cruas ou mal passadas, verduras, legumes e frutas mal lavadas.

  • Não coma carne cruas a mal passadas.
  • Lave sempre muito bem os alimento: frutas e verduras, legumes.
  • Não dê alimentos crus para seus gatos e não deixe eles sairem para a rua.
  • Limpe a caixinha de areia todos os dias.
  • Lave as mãos antes de comer e depois de manipular alimentos crus.

O convívio com animais é muito benéfico para nós, em todas as fases da vida. De forma segura e saudável, essa relação nos proporcionará momentos de felicidade. Por isso, tomando os devidos cuidados, não há necessidade alguma de se privar do convívio com os bichanos durante a gravidez.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply