Marketing Digital

Como definir seu público-alvo e persona?

7 de abril de 2020

Você já deve ter visto essa frase em algum lugar: “Não sei qual é o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todos”.

Essa frase resume exatamente um grande e comum erro cometido por muitos pessoas pois é executado de uma maneira genérica e pouco eficaz a abordagem para atrair possíveis clientes.

Muitos acham que o seu público-alvo é qualquer pessoa precise de serviços ou produto, mas isso não é verdade.

Você acha que uma mensagem genérica seria capaz de atrair a atenção de qualquer perfil de pessoa?

O seu serviço pode até ser o mesmo, mas vamos supor que uma pessoa precise de serviços para maquiagem para noiva e receber uma mensagem de um maquiadora infantil, é muito provável que ela escolha um profissional diferente, que lhe garanta ser atender suas necessidades e solucionar os problemas daquela demanda.

Isso quer dizer que você seja uma maquiadora ruim e que não é capaz de fazer maquiagem para noiva, é possível que você também atenda aquelas demandas? Não, mas com uma mensagem genérica, que não era destinada para aquele perfil de pessoa ou problema, você não conseguiu deixar isso claro.

Por isso é importante que você conheça bem seu publico-alvo e defina sua persona..

PERSONA E  PÚBLICO-ALVO

PERSONA
são perfis fictícios, baseados nos seus clientes reais. E que representam seu cliente ideal. Ela é um personagem que reúne as principais características em comum do seu público-alvo. Logo, ela não deve ter o nome de clientes reais nem características de um pequeno grupo.

PÚBLICO ALVO  é um grupo de pessoas que compõem o perfil do cliente ideal para qual um determinado negócio se destina.

Exemplo de Público alvo:
Mulheres, advogadas, entre 22 e 35 anos, residem em Florianópolis/SC, possuem renda de aproximadamente R$5.000,00

Exemplo de Persona:
Sabrina Santos, tem 30 anos, é casada, tem 1 filho, gosta de praticar esporte, trabalha no período da tarde, é autônoma, gosta de cozinhar e faz curso de inglês a noite.

Eu elaborei o check lista abaixo com muitas perguntas que vão ajudar você na hora de de definir seu publico algo e sua persona.

DEFINA SUA PERSONA RESPONDENDO AS PERGUNTAS ABAIXO:

DEMOGRAFIA

Qual é o sexo?
Poder aquisitivo ?
Onde ele mora?
Qual a sua idade?
Qual profissão e onde ele trabalha?
Estado Civil?
Tem filhos?
Como prefere ser contatada?

*Isso lhe permitirá escolher o vocabulário mais adequado durante a construção de um artigo.

INFORMAÇÕES COMPORTAMENTAIS

Por que se interessa?
Hábitos de consumo?
Motivação de compra?
Compra mais pela razão ou pela emoção?
Em qual indústria investe mais seu dinheiro?
Que tecnologias utiliza?
Como gasta o tempo livre?
Como se atualiza?
Com que frequência acessa internet ?
Quais redes sociais usa?

PONTOS DE DOR
O que faz a pessoa não conseguir dormir à noite?
Qual é a sua preocupação?
O que dá medo no seu cliente?
Qual é o principal perigo que ele ainda não enxerga?
Quais são as principais fontes de dor do seu cliente?

*Algumas pessoas têm medo de perder dinheiro, enquanto outras têm medo de não se casar. Os medos podem ser os mais diversos, e eles lhe darão pistas preciosas sobre a personalidade do seu público .

Desejos
O que ela quer?
Quais são os sonhos do seu cliente?
O que ou quem o seu cliente aspira se tornar?

Necessidades
O que a pessoa precisa?
Quais são as maiores oportunidades que o seu cliente tem pela frente?
Existem oportunidades que ele ainda não enxerga?

Solução
O que o cliente acredita que vai solucionar o problema dele?
Como meu escritório pode ajuda-la?

A sua persona te ajudará a responder as perguntas abaixo e muitas outras.
 

Qual abordagem devo utilizar nos posts de blogs e mídias sociais e nas campanhas?
Que tipo de layout devo usar?
Em quais redes sociais devo me cadastrar?
Sobre qual tema devo escrever no blog?
Com quais blogs e sites devo firmar uma parceria de conteúdo?
Quais palavras-chave devo escolher para minha estratégia de SEO?
Como devo estruturar a minha landing page?
Google Adwords ou Facebook Ads? Ou ambos?
Como deve ser a periodicidade, o layout e a abordagem do e-mkt?

Agora é com você, colha essas informações em depoimento de seus clientes reais, mesmo que você tenha apenas 1 ou se não tiver você pode pressupor as informações e ir ajudando com o tempo.

Não se esqueça de voltar aqui para me contar se esse artigo te ajudou de algum jeito.

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